Já pintou o verão! Esta estação que na capital baiana dura o ano todo e tem seus dias ainda mais rigorosos na doce primavera. E o que será de nós, se saímos do banho e já temos vontade de voltar para ele? Optar por banhos mornos e líquidos frescos nesses tempos é uma grande saída, pois neste caso, o remédio do quente é o fresco e não o frio como muitos pensam. Bem como o “antídoto” do frio não é o quente, mas o morno. Lembram que as nossas anciãs diziam que banho gelado no calor fazia mal? Sábias mulheres! E por falar nelas, tem mais uma receita cheia de amor que é quase sinônimo de cuidado e colo de mãe: estamos falando da canja de galinha que nos protege de gripes e resfriados, reúne uma série de propriedades fortalecedoras para o nosso sistema imunológico e ainda ganha o bônus de alimento funcional. 

Quem se debruçou para estudar a ação desta iguaria no corpo humano e testar as propriedades dos seus ingredientes foi o cientista Stephen Rennard, MD – professor de Medicina na University of Nebraska Medical Center – e constatou que muitos deles agem no sistema imunológico e atuam diretamente sobre os sintomas da gripe. A começar pela carne de frango que é rica em glutamina, um aminoácido que ajuda a alimentar as células do sistema imunológico e quando cozida, libera a cisteína, outro aminoácido e poderoso antioxidante que auxilia na expectoração, protege as membranas celulares dos danos dos radicais livres, auxilia na formação da queratina, pele e unhas e até na desintoxicação do corpo, inclusive do álcool. Sem falar na cebola e sua ação adstringente sob a gordura e na cenoura, poderoso antioxidante anticancerígeno que protege as artérias, aumenta a imunidade e combate as infecções. O mais interessante disso tudo é que são esses ingredientes unidos que atuam diretamente sobre a cura, inclusive, o fator mais reconfortante de todos: as mãos amorosas as preparam e nos fazem lembrar que somos cuidados e não estamos sozinhos neste mundo. 

E já que é calor, qual a melhor saída para não aquecermos ainda mais nossas “turbinas” internas? É prepará-la em fogo baixo, devagarzinho, porque assim como a vida, a canja também tem seu tempo e vai pegando sabor à medida que ele passa. 

Receita de Canja de Galinha do Livro de Receitas de Lúcia Faro

Ingredientes

2 cebolas médias picadas a gosto
2 dentes de alho picado
1 colher de sopa de óleo
2 Carcaça de Frango
2 sobre coxas de frango
2 cenouras cortadas a gosto
1 xícara de arroz
600 ml de água
Sal a gosto

Modo de fazer: Para os mais apressadinhos: aqueça um fio de óleo numa panela de pressão e doure todos os lados das carcaças e sobre coxas do frango. Junte as cenouras, as cebolas e o alho. Cubra com água fria e, depois que pegar a pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Você terá um caldo natural de frango. Abra a panela, tire a carcaça e as sobre coxas e desfie. Com o frango cozido e desfiado, acrescente o arroz e o sal. Se precisar de mais água, pode acrescentar 100ml. Cozinhe até que o arroz esteja macio. Sirva com amor!